A dupla argentina Gonzalo Maidana e Tomi Labayen faturou o título da Copa América de Padbol, disputada na quadra instalada no Clube de Campo Sorocaba, na manhã deste domingo (26) ao vencer os uruguaios Eddy Bueno e Sebastián Sanroman de virada (7×6, 6×4 e 6×4) em uma exibição técnica de grande qualidade. A terceira colocação do torneio ficou nas mãos da segunda dupla do Uruguai, Alejandro e Pablo, já que os países participantes puderam inscrever duas duplas na competição.

A primeira dupla do Brasil, contudo, terminou a competição na quarta colocação enquanto a segunda não se classificou para a fase final. A Copa América de Pabol teve início na sexta-feira (24), com 9 nove jogos entre todas as seleções (Argentina, Brasil, Uruguai e Paraguai). No sábado (25), houve a sequência da primeira fase e, neste domingo (26), a fase final. Ainda na sexta-feira, houve a cerimônia oficial de lançamento do esporte no país, com a presença do craque Falcão.

De acordo com Sebástian Martinez (Diretor Comercial do Padbol Brasil), o evento foi considerado um sucesso já que a transmissão ao vivo, pela internet, alcançou mais de 85 mil visualizações do mundo inteiro durante os três dias. Além disso, foi possível verificar a evolução dos países que ainda têm pouco tempo de prática, como os brasileiros, que conheceram o esporte há quatro meses.

“Temos uma boa perspectiva de crescimento sobre o Padbol no Brasil. Ano que vem deverá aumentar do número de quadras. Porém, na competição, ainda vemos uma grande diferença técnica se comparado com países com maior tempo de prática. Mas, vimos uma grande evolução. A colocação do Brasil não foi uma surpresa, já que acreditamos no grande potencial dos praticantes do esporte que temos aqui”, analisa.

O Padbol é um esporte que mistura as regras do futebol com o tênis. A pontuação, por exemplo, segue o mesmo exemplo que a modalidade das quadras de saibro. Os jogadores, no entanto, podem utilizar a cabeça, tronco e membros inferiores para tocar a bola e marcar os pontos.  A quadra tem 6m de largura e 10m de comprimento, dividida por uma rede central, que separa as duplas. O esporte é atualmente jogado em mais de 15 países, como: Portugal, Suécia, França, Alemanha, Espanha, Itália, Romênia, em grande parte da América Latina, entre outros.